Descrição
«Se estiver seriamente empenhado em questões de estratégia, o trabalho de Porter é a base. Este livro destila a essência desse trabalho para os gestores. A existir um sumário condensado num só livro, é este.» |
O trabalho de Michael Porter nunca foi tão oportuno para tantas pessoas como hoje. Se dominar o seu pensamento essencial, vai entender como algumas empresas sustentam vantagens competitivas ao longo de décadas – e porque é que a Estratégia é ainda mais importante em tempos de turbulência e de incerteza.
De fácil leitura, Michael Porter: O essencial sobre Estratégia, Concorrência e Competitividade irá permitir aos líderes de qualquer organização – privada ou pública – apreender as ideias e o trabalho teórico de Porter sobre competitividade, concorrência e estratégia e implantá-los para alcançar sucesso concorrencial.
Quem deve ler este livro?Se conhece o nome Michael Porter, mas ainda não se cruzou com o seu trabalho, vai encontrar neste livro uma forma fácil e substancial de começar. Mas mesmo que já conheça as suas ideias (porque ouviu num curso ou leu num artigo) e acha que “conhece Porter”, é provável que tenha uma surpresa. Desde os clássicos quadros de referência – como as cinco forças, a cadeia de valor e a vantagem competitiva – até à sua nova abordagem dos cinco testes a uma boa estratégia, o trabalho de Michael Porter é leitura fundamental para qualquer gestor, apesar de muitos continuarem intimidados. Agora, deixam de ter desculpas. Conciso e refrescante, Michael Porter: O essencial sobre Estratégia, Concorrência e Competitividade é o guia principal para o pensamento sobre concorrência e estratégia deste autor consagrado. Escrito por Joan Magretta, colega e editora de Porter de longa data, este livro visa claramente todos os envolvidos com a gestão, quer os que a estudam, quer, principalmente, os que agem. Michael Porter: O essencial sobre Estratégia, Concorrência e Competitividade contém, também, um conjunto de perguntas e respostas do próprio. É um livro que permite apreender o seu pensamento actual sobre as questões que se colocam em cada local de trabalho – desde os erros de estratégia mais comuns, aos desafios, como a procura de crescimento rentável, passando pelo modo de como lidar com as perturbações de mercado, criar novos modelos de negócios e competir globalmente.
Um Roteiro Capítulo a Capítulo Este roteiro capítulo por capítulo visa preparar o leitor para o que vai ler. Primeira nota: este livro está dividido em duas partes. A primeira trata da concorrência, a segunda, da estratégia. PARTE I Começo com a concorrência pela simples razão que, se esta não existisse, não haveria necessidade de estratégia. A rivalidade competitiva é um processo incansável de luta pela capacidade de uma empresa encontrar e manter uma dada vantagem. Na Parte I, realiza-se o importante trabalho de preparação para a estratégia, enunciando como funciona a concorrência e dissipando os equívocos mais populares e enganosos sobre concorrência e vantagem concorrencial. • Capítulo 1 • Capítulo 2 • Capítulo 3 Parte II Esta parte responde à pergunta: o que é estratégia? Pode-se chamar estratégia a qualquer plano ou programa, e é assim que, na verdade, a maioria das pessoas usa a palavra. Mas uma boa estratégia, aquela que resulta num desempenho económico superior, é outra coisa bem diferente. Em termos gerais, a estratégia é o antídoto para a concorrência. Em termos mais específicos, uma estratégia robusta define-se pela sua capacidade de passar os cinco testes básicos. • Capítulo 4 • Capítulo 5 • Capítulo 6 • Capítulo 7 • Epílogo: uma síntese de implicações. • Perguntas Frequentes: Uma Entrevista com Michael Porter. • Um Glossário para a leitura deste livro: os conceitos-chave de Michael Porter. |
Avaliações
Não existem opiniões ainda.