Descrição
Fotografia / Photography: Libório Manuel Silva |
Coordenação científica / Scientific Coordinator: Rosário Salema de Carvalho |
Prefácio / Foreword: José Meco |
Págs: 336 (em capa dura/hardcover, 24,5cm * 32,1cm) |
ISBN: 978-989-615-213-0 |
1.ª edição / 1st edition: Mar, 2017 |
«Entre as modalidades que caracterizam a cultura artística do nosso país em termos de prática continuada e de peso identitário, o Azulejo assume, por certo, um lugar de grande destaque.
Desde o século XV e até aos nossos dias, com fases em que esse uso chegou a ser quase totalitário, a prática dos revestimentos azulejares contribuiu para requalificar os espaços da arquitectura, que assim assumiu, de forma significativa, uma dimensão mais cenográfica e vernacular. As articulações das formas construídas com o seu recheio azulejar são sempre sábias de elaboração, coerentes de efeito geral e felizes no resultado visual a que conduzem.
Quando admiramos – como sucede neste livro – tantos espaços intestinos de igrejas barrocas integralmente revestidos de azulejos, seja de padronagem policroma como de figuração azul e branca, ou em fachadas de casas a que a azulejaria emprestou uma plasticidade luminosa e ardente, é certo que estamos perante uma arte maior, em que o talento dos portugueses transbordou em soluções plenas de originalidade. São soluções sempre distintas, usadas num afã de cobrir os panos murários com a plasticidade das formas e cores da cerâmica pintada. Fossem eruditos ou ingénuos, os pintores de azulejo usaram este género artístico como expressão ímpar das decorações integrais, o que transforma esta arte num unicum no contexto internacional.
O ARTIS – Instituto de História da Arte, enquanto centro de investigação universitário, associa-se à paternidade científica desta obra, produzida por iniciativa de Libório Manuel Silva, a quem se deve o esmerado corpo fotográfico do presente livro. Destaque-se, enfim, o esforço de investigação científica pluridisciplinar, que teve como pólo agregador a coordenação da Rede de Investigação em Azulejo, grupo de pesquisa do referido centro que, para o efeito, congregou historiadores de arte, muitos deles das mais novas gerações de estudiosos. Pensamos vir ao encontro das referências incontornáveis neste campo, como o foram José Queirós, Vergílio Correia, Reynaldo dos Santos e João Miguel dos Santos Simões, para quem o Azulejo português é a mais fundamental das manifestações artísticas no sentido da caracterização da identidade cultural portuguesa.
Estamos certos de que assim contribuímos para o reconhecimento de um património artístico que, sendo de âmbito nacional, possui inegáveis valências universais.»
«Among the different art forms that define Portugal’s artistic culture, due to their continued practice and to their contribution for the country’s national identity, the azulejo certainly enjoys a special standing. From the 15th century onwards, the use of tile decorations – which during some periods attained a sort of ubiquitousness – enriched architectural spaces with new scenic and vernacular dimensions. Overall, the articulation between the architecture and these decorations is well balanced and coherent, leading to a successful visual result.
When one admires – as so often throughout this book – the tile-covered interiors of Baroque churches, adorned with polychrome patterns and blue and white motifs, or the façades of houses that have gained, with the use of azulejos, a radiant and vivid plasticity, tile decorations emerge as a major art form, with the talent of Portuguese artists giving rise to profoundly original creations. These works are always different, born out of the wish to cover a building’s walls with coloured ceramic elements. The tile painters, whether erudite or naïve, used this art form to create a highly original kind of decoration, unique within the international context.
This book, put together with the scientific supervision of the academic research centre ARTIS (Institute of Art History), was initially envisioned by Libório Manuel Silva, author of the thorough photographic survey displayed in the following pages. It also benefited from the multidisciplinary scientific research enabled by the coordinating efforts of the Azulejo Research Network. This research group, part of the ARTIS research centre, brought together different art historians, many of whom belong to the most recent generation of scholars. The aim was to revive and expand the work initiated by the most influential authorities in this field, namely José Queirós, Vergílio Correia, Reynaldo dos Santos and João Miguel dos Santos Simões, to whom the azulejo was the key artistic element of Portugal’s cultural identity.
We are confident that this work will help promote an artistic heritage that is both national in scope and internationally significant.»
VITOR SERRÃO
Director do ARTIS – Instituto de História da Arte, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa
AUTORES / AUTHORSAlexandre Nobre Pais, Ana Almeida, Ana Paula Rebelo Correia, Céline VenturaTeixeira, Celso Mangucci, Diana Gonçalves dos Santos, Francisco Queiroz, Inês Leitão, João Manuel Mimoso, João Pedro Monteiro, José Meco, Libório Manuel Silva, Lúcia Marinho, Luís de Moura Sobral, Luísa d’Orey Capucho Arruda, Maria Alexandra Trindade Gago da Câmara, Patrícia Nóbrega, Patrícia Roque de Almeida, Patrícia Sarrico, Rosário Salema de Carvalho, Suzana Carrusca, Tiago Borges Lourenço, Vitor Serrão |
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