Descrição
Dimensões Competitivas de Portugal
Contributos dos Territórios, Sectores, Empresas e Logística
Autores: João Carlos Correia Leitão, João José Matos Ferreira e Susana Garrido Azevedo
Páginas: 492
ISBN: 978-989-615-057-0
Edição: Abr/2008
PVP: 19,95 Euros
Introdução
Na preparação de planos estratégicos de desenvolvimento articulados com os programas operacionais do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), para o período 2007 – 2013, há a necessidade latente de definir um posicionamento estratégico que rompa com as opções estruturais do passado, baseadas no cimento, no saneamento e, sobretudo, num pensamento taciturno arreigado à posição periférica atribuída, por alguns analistas, à porta de entrada na Europa Ocidental: Portugal.
A presente obra constitui certamente uma referência para todos os leitores que se interessam, verdadeiramente, em contribuir numa base diária para que Portugal se posicione, de forma diferenciada, atendendo a necessidades já diagnosticadas ao nível da competitividade territorial, sectorial e empresarial.
A estrutura desta obra centra-se na avaliação da competitividade, através da reunião e conjunção de três dimensões de análise: a territorial, a sectorial e a empresarial. A utilização conjunta destas dimensões permite apresentar contributos numa lógica de competitividade sustentável para a definição de um novo posicionamento estratégico de Portugal.
Os leitores poderão, ainda, analisar diversos casos e experiências em territórios e sectores produtivos, nos quais a logística e a inovação são áreas estratégicas para a mudança do mapa de acessibilidades e do perfil produtivo e tecnológico de Portugal.
Bem Posicionado
Estratégias do Futebol aplicadas às empresas
Autor: Reinhard K. Sprenger
Páginas: 248
ISBN: 978-989-615-064-8
1ª Edição: Jun/2008
PVP: 17,21 Euros
Introdução
Este livro revela que o futebol não é apenas uma metáfora, mas quase um modelo para a gestão moderna ou, pelo menos, assim se tornou nos últimos anos. Pois o mundo dos negócios mudou. Os gestores chegaram, agora, onde os treinadores e os dirigentes de futebol já tinham chegado há muito, através de grande pressão para a obtenção de resultados a curto-prazo, mudanças permanentes, incessantes exigências de crescimento, concorrência a nível global, insegurança laboral e inovações constantes.
Não há nada que seja tão empolgante como a economia – excepto o futebol. Esta frase também se poderia inverter. Em ambos os campos, deparamo-nos com a trivialidade prática do dia-a-dia de não sabermos como as coisas acabam. Podemos aprender com ambos a perder e a vencer com dignidade, mas também que, mesmo estando em desvantagem numérica, temos sempre a possibilidade de ganhar. Basta haver espírito de equipa, determinação e iniciativa. Tanto num caso como noutro existe a expectativa entre planeamento e acaso, entre fracasso e sucesso, entre norma e excepção. Mas, principalmente, a interacção entre o talento individual e a coesão da equipa são quase um exemplo perfeito para as duas áreas da vida, até para toda a nossa vida em geral. Podemos deixar a bola de parte e substituí-la por um produto qualquer. Podemos imaginar a equipa adversária como um concorrente e os adeptos como clientes. Os jogadores podem ser considerados os empregados e o treinador, o chefe. O passe pode ser visto como o sistema social, o flanco como oferta de colaboração. Ambos visam a vitória, a luta e o poder, com coragem e paixão. A estratégia, a táctica e o acaso fazem parte do jogo, tal como os sentimentos e os elementos trágicos. Tanto num campo como noutro temos heróis, patifes e oportunistas, boas e más colocações. As últimas são mais comuns. Por conseguinte, o futebol e a economia, em muitos aspectos, são comparáveis. Note-se que este livro pretende comparar duas áreas e não pô-las ao mesmo nível. Existem diferenças determinantes que se mantêm intocáveis.
O que é que um gestor pode aprender com os treinadores de sucesso mundial? Segundo Reinhard K. Sprenger, é possível aprender-se bastante e traça diversos paralelos interessantes entre o futebol profissional e o quotidiano empresarial. Chega a novas conclusões extraordinárias sobre as oportunidades e os problemas nas empresas.
Na verdade, os líderes têm algo em comum com um treinador de futebol, pois têm de criar as condições para que a equipa possa ter sucesso. Mas não é só neste aspecto que podemos aprender com o futebol. Sprenger – um dos mais conceituados consultores de gestão na Europa – demonstra que o mundo do futebol é a base perfeita para analisar os desafios da vida empresarial e apresentar soluções possíveis de modo conciso e claro. Trata-se de um livro compacto capaz de desvendar, impiedosamente, os desenvolvimentos errados das empresas e de delinear previsões de sucesso de forma perspicaz.
Deixe-se inspirar pelo futebol!
O Segredo das Empresas Sustentáveis
A vantagem das estratégias ‘verdes’
Autor: Gil Friend
Páginas: 288
ISBN: 978-989-615-085-3
1ª Edição: Out/2009
PVP: 17,21 Euros
Introdução
Este livro revela 52 estratégias ‘verdes’ – testadas, concisas, fáceis de aplicar, e que produzem resultados. Tudo o que necessita de saber para tornar o seu negócio amigo do ambiente e simultaneamente aumentar os seus lucros.
- A verdade sobre o que significa a mudança climática para a sua empresa.
- A verdade sobre uma gestão sem excessos e amiga do ambiente.
- A verdade sobre como proteger o seu negócio para o futuro.
Simplesmente, os melhores pensamentos sobre o assunto
A VERDADE E NADA MAIS QUE A VERDADE
Personalização no Marketing
Sistemas e Tecnologias de Informação
Autor: José Luís Reis
Páginas: 312
ISBN: 978-989-615-189-8
Edição: Nov/2013
PVP: 17,21 Euros
Introdução
Nesta obra enquadram-se os vários aspectos que permitem relacionar a personalização e o marketing, propondo um conjunto de quadros conceptuais e de recomendações de acção que se constituem como um corpo de conhecimento relevante para os profissionais de Marketing, para os gestores a quem compete analisar o impacto da personalização no negócio, e para os profissionais das empresas com responsabilidades na adopção/implementação das tecnologias e dos sistemas de informação que suportam a personalização.
Os principais assuntos referidos nesta obra são os que se relacionam com o conhecimento sobre a personalização (tipos, estratégias e variantes/dimensões), com o comportamento cognitivo do indivíduo, as consequências para as organizações da generalização dos sistemas e meios tecnológicos, os principais modelos de negócio com apetência para a personalização, as infra-estruturas tecnológicas de suporte aos processos de marketing que levam à personalização, sistemas de interface com o utilizador, front-end-systems, os sistemas servidores, back-end-systems, os produtos e tecnologias existentes aplicados ao marketing personalizado, bem como exemplos de projectos.
Optar por Ambos
Decida-se pelo “e” em vez do “ou”
Autor: Inder Sindhu
Páginas: 304
ISBN: 978-989-615-105-8
1ª Edição: Jan/2011
PVP: 14,00 Euros
Introdução
Nos últimos sete anos, numa economia global fortemente instável, a Cisco duplicou os seus rendimentos, triplicou os lucros e quadruplicou o valor das suas acções. Como? Optando Por Ambos.
Quando as empresas enfrentam decisões estratégicas determinantes, é frequente optarem por um caminho em detrimento do outro. Focalizam-se na inovação e nos novos mercados à custa do core business ou vice-versa. Enfatizam a disciplina e sacrificam a flexibilidade. Focalizam-se nos clientes e ignoram os parceiros.
E lutam para sobreviver.
A Cisco acredita que existe uma solução melhor: Optar Por Ambos.
Optar Por Ambos significa abordar cada decisão como uma oportunidade de crescimento e não como um sacrifício para sobreviver. Significa evitar falsas escolhas, expectativas reduzidas e compromissos frágeis. Significa descobrir formas de escolher ambos os benefícios e fazer com que estes se reforcem mutuamente.
Neste livro, o vice-presidente sénior Inder Sidhu explica porque Optar Por Ambos é a melhor estratégia actual. Depois, com base nos conhecimentos arduamente adquiridos pela Cisco e nas experiências de empresas como a Procter & Gamble, Whirlpool e Harley-Davidson, o autor apresenta um mapa global para “optar por ambos” de forma a poder aplicar esta estratégia à sua empresa.
Vença ao Optar Por Ambos!
- Inovação Sustentada e Disruptiva
- Modelos de Negócio Existentes e Novos
- Optimização e Reinvenção
- Clientes Satisfeitos e Sócios Agradecidos
- Países/Mercados Estabelecidos e Emergentes
- Fazer Bem e Fazer o Que é Importante
- Protagonistas e Equipas Vencedoras
- Liderança com Autoridade e Tomadas de Decisão Democráticas
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