Descrição
Introdução
Este livro revela que o futebol não é apenas uma metáfora, mas quase um modelo para a gestão moderna ou, pelo menos, assim se tornou nos últimos anos. Pois o mundo dos negócios mudou. Os gestores chegaram, agora, onde os treinadores e os dirigentes de futebol já tinham chegado há muito, através de grande pressão para a obtenção de resultados a curto-prazo, mudanças permanentes, incessantes exigências de crescimento, concorrência a nível global, insegurança laboral e inovações constantes.
Não há nada que seja tão empolgante como a economia – excepto o futebol. Esta frase também se poderia inverter. Em ambos os campos, deparamo-nos com a trivialidade prática do dia-a-dia de não sabermos como as coisas acabam. Podemos aprender com ambos a perder e a vencer com dignidade, mas também que, mesmo estando em desvantagem numérica, temos sempre a possibilidade de ganhar. Basta haver espírito de equipa, determinação e iniciativa. Tanto num caso como noutro existe a expectativa entre planeamento e acaso, entre fracasso e sucesso, entre norma e excepção. Mas, principalmente, a interacção entre o talento individual e a coesão da equipa são quase um exemplo perfeito para as duas áreas da vida, até para toda a nossa vida em geral. Podemos deixar a bola de parte e substituí-la por um produto qualquer. Podemos imaginar a equipa adversária como um concorrente e os adeptos como clientes. Os jogadores podem ser considerados os empregados e o treinador, o chefe. O passe pode ser visto como o sistema social, o flanco como oferta de colaboração. Ambos visam a vitória, a luta e o poder, com coragem e paixão. A estratégia, a táctica e o acaso fazem parte do jogo, tal como os sentimentos e os elementos trágicos. Tanto num campo como noutro temos heróis, patifes e oportunistas, boas e más colocações. As últimas são mais comuns. Por conseguinte, o futebol e a economia, em muitos aspectos, são comparáveis. Note-se que este livro pretende comparar duas áreas e não pô-las ao mesmo nível. Existem diferenças determinantes que se mantêm intocáveis.
O que é que um gestor pode aprender com os treinadores de sucesso mundial? Segundo Reinhard K. Sprenger, é possível aprender-se bastante e traça diversos paralelos interessantes entre o futebol profissional e o quotidiano empresarial. Chega a novas conclusões extraordinárias sobre as oportunidades e os problemas nas empresas.
Na verdade, os líderes têm algo em comum com um treinador de futebol, pois têm de criar as condições para que a equipa possa ter sucesso. Mas não é só neste aspecto que podemos aprender com o futebol. Sprenger – um dos mais conceituados consultores de gestão na Europa – demonstra que o mundo do futebol é a base perfeita para analisar os desafios da vida empresarial e apresentar soluções possíveis de modo conciso e claro. Trata-se de um livro compacto capaz de desvendar, impiedosamente, os desenvolvimentos errados das empresas e de delinear previsões de sucesso de forma perspicaz.
Deixe-se inspirar pelo futebol!
Avaliações
Não existem opiniões ainda.